quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Respondendo


Gostaríamos de esclarecer algumas coisas e até falar sobre uma crítica que recebemos. Uma aluna da ESAMC postou recentemente no twitter o seguinte: "Nossa, q prêmio mais idiota da Atlética Esamc hein? Passe livre pras festas ridículas... é de foder. Eles ñ conhecem os próprios designers."
Gente, sabemos que o prêmio não esta à altura de nenhum designer, nem mesmo do designer da faculdade da esquina. Mas achamos que o que interessa mesmo é colaborar com a nossa faculdade, ajudar pessoas que tem força de vontade de tornar a Atlética uma coisa que todos gostem e apoiem. Todos nós temos o direito de querer isso, por que entrar numa faculdade vai muito além de ter um diploma de graduação, claro que isso é o principal, mas a experiência de vida que adquirimos também é uma coisa muito influente. Queremos poder dar para vocês festas de confraternização, campeonatos de buraco, futebol e xadrez, fazer um trote legal e também social, promover excursões para programas, palestras, participar do economíadas, jogos jurídicos e juca, por que faculdade é isso também.. É poder ter mil colegas e amigos e todo mundo junto beber até cair, é poder ver aquela pessoa x que estuda com você descer até o chão e tudo virar risada na segunda feira. Mas não podemos fazer tudo isso só com a nossa força de vontade, a colaboração de vocês também é fundamental, a vontade de querer nos ajudar, colaborar e poder falar que vocês também ajudaram a nossa faculdade a ser diferente do que era e não por um simples premiozinho. Reconhecemos o talento de todos vocês e acreditamos que vocês podem fazer MUITO, tanto é que fizemos essa campanha, por que acreditamos que a ESAMC é uma faculdade maravilhosa que tem muitas pessoas com um potencial enorme, mas se formos ficar esperando por um prêmio de mil reais em barras de ouro para fazer alguma coisa, infelizmente continuaremos a ser essa faculdade à la ensino médio.

12 comentários:

  1. Não sou da ESAMC de Sorococaba, mas o texto é impecável e é isso aí, as pessoas tem que se unir, ninguém consegue fazer nada sozinho, e poxa, graduação é uma coisa única, galera tem que aproveitar da melhor forma! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sou da gestão anterior e como todos sabem sempre falei sobre a mudança do logo, cntudo o mascote faz parte da tradição que por mais que alguns de vocês da nova gestão não conheçam, existe.
    Também negar ou desdenhar o que a gestão anterior fez acredito que não vá fortalecer e ajudar em nada, ao contrário mostra desunião entre os alunos e controvérsia de idéias quanto à integração.
    Podemos ter cometido erros, mas devemos ter o reconhecimento de ter começado do zero, e sim, graças a isso alguns formandos deste ano tem na lembrança alguns momentos da faculdade em que beberam juntos e dançaram até o chão, e acho muito desnecessário para o fortalecimento da Atlética isso ser simplesmente ignorado.
    Se precisarem e ajuda é só falar...

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs...
    Tá eu entendi o que vocês querem dizer... E eu não to a fim de um premio de mil reais, longe disso, em nenhum momento eu disse isso!! Eu realmente acho que ter no portfolio um logo desenvolvido e aprovado para a faculdade na qual eu irei me formar não tem preço. O prestígio é muito maior.

    Na verdade o que me frustrou não é a falta de um prêmio, mas sim o prêmio ser exatamente passe livre pra festas que até agora não focaram a integração de ninguém (é a maior utopia achar q os alunos ali se conhecem e são integrados, quando das festas só participam os amigos da atlética), apenas beber igual um retardado e descer até o chão. É por isso que eu disse que a Atlética ESAMC não conhece os próprios designers.

    A maioria dos designers que conheço na ESAMC e todos aqueles da minha turma, com os quais me relaciono diariamente, não gostam de nenhum atrativo oferecido nas festas, campeonato de buraco, futebol ou xadrez, ou qualquer destas excursões que não são focadas em design.

    Foco realmente é a palavra que faltou no desenvolvimento do "briefing" que recebi por e-mail. Se vocês esperam uma ação REAL e um desenvolvimento digno da nova gestão, o primeiro passo é focar o público para o qual vocês deveriam estar falando. Neste caso, todos os alunos super talentosos de Design da ESAMC. Portanto, prometer um prêmio no qual a maioria deles não tem interesse só mostra que vocês não nos conhecem, e isso é um ultraje. Me senti mais uma no meio de um milhão e a impressao que tive é que este e-mail foi encaminhado "A quem interessar possa" (a todos os cursos) quando tem tanta gente de Design capacitada e a fim de fazer um negocio legal pra facul. E achar que qualquer um que sabe mexer no Corel pode criar uma identidade visual é dar um tapa na cara de qualquer designer.

    Deu pra perceber que não é por causa do prêmio agora?

    Mas fico feliz que os 5 minutos de frustração que eu ( @karinablack ) coloquei em 140 caracteres (no meu twitter pessoal e nem enderecei à Atlética, exatamente por saber que não era um tweet com uma crítica construtiva)fez vocês pensarem por mais 5 minutos.

    Creio que agora pude explicar os meus motivos e adicionar construtivismo a uma crítica mal interpretada por pessoas que nem me conhecem, as quais eu também não conheço (e realmente deveria, visto que vocês são oficialmente nosso front na ESAMC)

    Sem mais, agradeço o direito de réplica.

    @karinablack

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de tirar uma dúvida. NovO logo ou novA logo? Pq, assim, 'logotipo' é artigo masculino, né?

    ResponderExcluir
  5. hahaha Ninguém conhece os designers da ESAMC pq a maioria se acha tanto e tão foda que não se mistura!
    Agora eu pergunto, a culpa é de quem????
    Quem quer ação só para um curso pede para seu coleguinha, o representante de classe, e organiza! Não é dificil... não é?!
    Muito legal o pessoal agitar algo para a facul, e o que é uma festa de FACULDADE além de uma festa com 300 amigos convidados?!
    Sim amigos são pessoas e não os números do twitter ou facebook #FicaaDica

    ResponderExcluir
  6. Assino em baixo a defesa da Karina, mas o que me deixa feliz é que o Mercado de Trabalho vai estar menos competitivo com profissionais do tipo desses que comentaram acima! Vai ter muito mais espaço para Profissionais de Verdade!

    ResponderExcluir
  7. Tão estimulante quanto ganhar passe livre para as festas da Atlética é criar um(a) logo (whatever!) para a mesma. Em quase cinco anos de esamc nunca vi uma ação que de fato represente os interesses dos alunos, todos eles.
    A Atlética é comungada com a direção da faculdade e pouco faz para uma liderança acadêmica.
    Mas agora também tanto faz, vai para a lista de frustrações de uma vida universitária imaginada. Sabe, daquelas que a gente viu nas sessões da tarde.
    Põe na conta!

    ResponderExcluir
  8. Fico preocupado com o pensamento dessa Nova Atlética. Tentei formular um comentário, mas o próprio post se rebaixa.

    Preocupante...

    ResponderExcluir
  9. ENQUANTO VOCÊS VOCÊS ESTÃO AI DISCUTINDO PERDENDO TEMPO, EU JÁ ESTOU CRIANDO MEU LOGO PARA GANHAR MEUS PASSES LIVRES NAS FETINHAS!

    ResponderExcluir
  10. Quem se propõe a usar redes sociais, se propoe a ler e escrever o que quer E o que não quer. Tem que estar pronto pra isso. E, me desculpem, não souberam lidar com estes poréns.
    A forma como a resposta foi elaborada, expressa uma revolta que não foi amadurecida, ou seja, não buscou entender o porquê do comentário, como tentar revertê-lo, criar, de fato, um relacionamento sólido e construtivo com o "público", somente o atacou de volta. Resumindo, voluntária, ou involuntariamente, criaram uma polêmica desnecessária que só da margem para danificar a própria Atlética.

    Mas já que estamos aqui, vamos falar..
    Quanto a proposta que nos foi enviada, tenho que concordar que não é convidativa. Se me permitem a comparação, pareceu um pedido de tia para fazer o convite de aniversário do seu sobrinho.
    Não disseram quem vai julgar o logo (vão escolher um trabalho que aprendemos a embasar, a pensar em todos os detalhes com base em que critérios? qual é o mais bonitinho??). Falar com algum professor, ou alguns, não seria nada difícil e daria a todos os criadores, uma alegria maior em produzir algo complexo, pensado, bonito e elaborado, o que é melhor para ambas as partes. Como a Karina bem colocou, ter um logo aprovado pela faculdade, não tem preço. Mas, isso se for escolhido e reconhecido pelo corpo de professores de uma faculdade de comunicação. Caso contrário, qual é a credibilidade e grau de importância? Para isso, eu faço o convite da minha tia que vai aprovar e ficar bem mais feliz. Além de também ganhar passe livre pra festa do garoto.

    Tudo teria sido bem mais simples, não? Vocês têm um trunfo nas mãos que é a faculdade. Por que não acioná-la para criar eventos e "promoções" bem estruturadas? Uma ação tão bem feita como um EcoExperience (em menor escala) ou qualquer coisa do gênero, no que diz respeito a credibilidade, em favorecimento da Atlética, daria tanto retorno...

    Já que se propoem a criar eventos também, fica aí a minha sugestão. Vamos além de bebedeiras.

    (Sou favorável à socializações, festas, confraternizações, etc. Mas não vivemos só disso.)

    ResponderExcluir
  11. Pra quem não sabe a Atlética é a parte da faculdade que organiza as festas e campeonatos esportivos visando a integração ds alunos.
    Quem quer aparecer como profissional devia se juntar e formar um diretório academico, esse sim é quem dá suporte para palestras, cursos, integração dos cursos com outras faculdades.
    E pra quem diz que não houve integração até hoje é porque não foi, tive o prazerde conhecer diversos bixos e veteranos meus nas festas, inclusive amizades que frequentam a minha casa, que sim, conheci bebendo feito uma retardada e descendo até o chão.
    Pro apoio que a direção dá foi de bom tamanho, pelo menos eu não vousair da faculdade frustrada por não ter vivido os melhores anos da minha vida, pois eu vivi...
    Agora #FicaDica pra quem fica: sai de trás do computador e se mexa pra que aconteça alguma coisa, quem muito reclama não tem tempo pra agir...
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Pra quem tem duvida sobre a atuação da Atlética e do D.A., está desiludido mas quer pelo menos se informar antes de ficar reclamando #FicaDica;

    http://www.une.org.br/home3/entidades_estudantis/m_4238.html

    ResponderExcluir